THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

About Me

Minha foto
Somos alunas de Pedagogia,acreditamos que a educação pode transformar o mundo!!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Texto para concurso

Texto para auxilio do concurso retirado do email

http://docs.google.com/fileview?id=0BxqX3rr0jjNPM2UzMWEyNjctMjZjOS00MjJhLTgxOTktNWM4NWVlYzk4YmE0&hl=pt_BR

Prof.Fábio de Paula Santos
Avaliação e Planejamento
Fib 2010
Avaliar para promover
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Avaliar por que?
_ Investigar para promover
_ Construir a possibilidade de mediação
_ Aproximar da hipóteses promovidas pelo aluno para provocálo
a seguir – não há avaliação se não através de conhecimento
de experiências de vida
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Práticas tradicionais
_ A avaliação serve como um balanço do passado;
_ Nos regimes seriados, os professores costumam culpar seus
antecessores por qualquer problema relativo a aprendizagem
_ Recuperação :
_ Aulas extra-classe
_ Semanas de recuperação
_ Professores que ficam a disposição para dúvidas
24/05/2010
2
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Práticas tradicionais
_ Professores e alunos são apressados para desenvolver o maior
número de conteúdos por isso:
_ Notas e conceitos classificatórios padronizam
_ Superficializama visão da progressão
_ Baseiam-se em certo ou errado
_ Produzem a ficção do ensino homogêneo do grupo
_ Privilegiam a classificação e a competição
_ O controle é exercido de cima para baixo
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Práticas tradicionais
_ Concentra-se na memorização, de notas altas, da obediência e
da passividade e não da compreensão, dos questionamentos e
da participação
_ O aluno é o culpado por não aprender!
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Dificuldades de superar a prática
tradicional
_ Há poucas crianças não capazes. A escola inventou o fracasso
da aprendizagem
_ A crença de que a avaliação classificatória garante a qualidade
_ Toda mudança gera resistência
_ Professores tradicionalistas são mais exigentes
_ A visão saudosista e elitista
24/05/2010
3
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Por que o aluno não aprende?
_ Aprendizagem: sucessão de aquisições constantes e
dependentes de oportunidade que o meio lhe oferece
_ Pergunta: Uma pessoa mora no 18.o andar de um prédio de
apartamentos. Todos os dias desce pelo elevador para ir ao trabalho.
Ao final do dia, retorna para a casa, vai pelo elevador até o 13.o
andar e sobe os demais andares pela escada. Isso se repete todos os
dias. Você saberia dizer por quê?”
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Por que o aluno não aprende?
_ Sempre temos as respostas certas, únicas e uniformes
_ A relação deve ser dialógica no processo de construção do
conhecimento
_ Troca e provocação do conhecimento
_ O aluno não aprende porque não tem oportunidade de
expressar suas idéias
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Princípios da avaliação mediadora
Investigação docente
• Participar da
caminhada do
aluno
• provocação
provisoriedade
• Nenhum juízo
sobre o aluno é
absoluto
complementariedade
• Nenhuma resposta
é completamente
nova, articula-se a
alguma sequência
de raciocínio e é
prenúncio de novo
entendimento
24/05/2010
4
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Avaliação mediadora
_ Análise qualitativa e não quantitativa
_ Não se avalia o produto e sim o processo
_ A relação aluno/professor é uma relação de saberes, pensares
diferentes
_ Ocorre no cotidiano
_ Converter os métodos tradicionais ( certo e errado) em
interpretações de soluções apresentadas pelos alunos
_ Permite o desenvolvimento máximo possível do aluno
_ Sem limites estabelecidos mas com objetivos claros
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Avaliação Mediadora
_ Recuperação direcionada para o futuro: intenção de subsidiar,
provocar, promover a evolução do aluno
_ Tarefas, respostas e manifestações são analisadas com
frequência e novas perguntas e experiências educativas
ajustadas às necessidades
_ Devem desafiar o estudante a avançar
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Avaliação mediadora
_ Avaliar não é controle, é observar e promover experiências
educativas que signifiquem provocações intelectuais
significativas no sentido do desenvolvimento do aluno
_ Avaliar é buscar novos conhecimentos
_ A não-reprovação no ensino fundamental não pode ser
entendida pelos professores como uma proposta de nãoavaliação
,de aprovação automática com total eliminação de
avaliações
24/05/2010
5
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Experiências educativas
_ Aprender sobre o aprender dos alunos
_ Desenvolver propostas coletivas focando em alguns alunos e
atender individualmente sem perder a responsabilidade do
grupo
_ Valorizar a heterogeneidade
_ Oferecer ajuda sem discriminar, desrespeitar ou subestimar
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
A avaliação
_ As questões devem ser claras e isentas de ambiguidade
_ Saber regular o grau de dificuldade da avaliação para o grupo
_ Não reproduzir fielmente frases de livros
_ Não misturar questões que forneçam indícios ou confundam
a respostas de outras questões
_ Evite a interdependência das questões
_ As perguntas tem que levar o aluno a ser um investigador. O
professor não é um investigador, somente faz a constatação
_ Investigar: levantamento de dados, objetivo e respaldo
teórico do professor
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
A correção
_ A subjetividade na correção da avaliação deve ser positiva
porque tantos os erros dos alunos com as dúvidas de
interpretação da resposta, retornarão à sala de aula para
discussão
_ A correção passa a existir como um momento de reflexão
_ Quais são os critérios?
_ É uma expectativa da professor? Do aluno? Dos Pais? Da
sociedade?
_ O professor acredita em sua prática? Ou apenas está
obedecendo seus coordenadores ou direção?
24/05/2010
6
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Questionamentos
_ Os alunos estão se desenvolvendo?
_ Estão ativos, curiosos e felizes?
_ Tem oportunidade de reflexão?
_ As respostas do alunos são boas?
_ Estamos dando as respostas antes das perguntas?
_ A pergunta faz parte de seu cotidiano?
_ Estamos avaliando o conhecimento ou a aquisição de
informações?
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Relatórios de avaliação
_ Desvincular a análise comparativa
_ Deve estar expressos os avanços,as conquistas e descobertas
dos alunos, o processo vivido em sua evolução
_ Acompanhamento do professor através de anotações
permanentes, registros diários e contínuos que retratam a
trajetória de professor /aluno.
_ Cada relatório é individual e personalizado
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Relatório de avaliação
_ De onde o aluno partiu?
_ Qual foi a participação do professor e aluno no processo?
_ Que áreas do conhecimento foram trabalhadas?
_ Alguma sugestões dos pais ( sócio-afetivas)?
_ Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento?
_ O que o professor irá fazer com o aluno que não atingiu os
objetivos?
_ Como vai trabalhar as dificuldades do aluno?
24/05/2010
7
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Reflexão
_ Qual foi a minha formação de professor?
_ O que sei sobre avaliação?
_ Como estou avaliando?
_ Como os meus professores me avaliam?
_ Avalio meus alunos como os meus professores me avaliam?
_ Poderia haver uma escola sem avaliação?
_ Tenho dificuldades de trabalhar com o diferente?
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
Avaliação tradicional Avaliação mediadora
•Trabalho como se fosse um
processo preciso, homogêneo,
uniforme, para julgar o
desempenho escolar
•Verificação de certo e errado
•Levantamento de dados
sistemáticos no processo de
investigação
•Caminho do conhecimento
científico
•Aprofundamento teórico
•Domínio do assunto pelo
professor
•Análise das várias manifestações
dos alunos, visando acompanhar as
hipóteses
Faculdades Integradas Brasileiras– Prof. Fábio de P. Santos
bibliografia
_ HOFFMANN,Jussara. Avaliar para promover: as setas do
caminho. P.Alegre.Ed. Mediação, 2009.
_ HOFFMANN,Jussara. Avaliar : respeitar primeiro, educar
depois. P.Alegre.Ed. Mediação, 2008.
_ HOFFMANN,Jussara. Avaliação : mito e desafio: uma
perspectiva construtivista. P.Alegre.Ed. Mediação, 2010.

0 comentários: